Erro: UNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck MANUALLY

Hoje quero falar sobre um problema que já tive que enfrentar algumas vezes durante a minha trajetória como Sysadmin Linux, envolvendo o fsck, é quando por algum motivo o sistema de arquivos fica inconsistente e portanto esta corrompido.

Quando isso acontece o servidor para na tela de boot e exibe a mensagem da imagem abaixo. Essa mensagem para mim sempre causa uma certa apreensão, pois o medo de perder a maquina sempre ocorre. Mas são raras as vezes que isso realmente acontece, comigo nunca aconteceu, pois o fsck sempre consegue recuperar o sistema de arquivos, até porque é para essas horas que o journaling do sistema de arquivos ext4 serve.

Recentemente eu tive esse problema, quando uma quando um backup estava sendo realizado de uma Maquina Virtual e durante nesse processo o sistema de arquivo é congelado até que o backup seja concluído e durante o backup a conexão com o servidor de backup caiu, e por isso o processo de backup deu erro e o sistema de arquivos não foi “descongelado” e isso deixou o sistema de arquivos inconsistente travando a maquina durante o processo de reboot que realizei quando estava tentando recuperar ela.

E a solução para o problema foi bem simples, foi logar no servidor e mandar executar o comando fsck e confirmar com “yes” em todas as perguntas quando mandava corrigir os erros encontrados, feito isso, é só reiniciar a maquina e torcer para que suba normalmente, se isso não acontecer, provavelmente você vai precisar recorrer a algum backup dela, infelizmente.

Referências:

Pagina do ext4 na Wikipedia
Página de Manual do ext4
Tudo sobre o ext4 no nível de Kernel
Kernel 2.6.28 primeira versão com ext4
Wiki Oficial do Desenvolvimento do ext4

Pacote util-linux onde tem o comando fsck
Manpage do fsck usado no Debian 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *