Projeto gps2jpeg

Desenvolvi o Projeto do software gps2jpeg para poder posicionar as fotos geograficamente usando as coordenadas coletadas por um GPS, com isso pessoas que já possuam máquinas digitais e um GPS portátil não precisam adquirir câmeras digitais que já venham com o recurso de GPS, que atualmente são muito caras.
Com as fotos posicionadas é possível visualizar-las de forma muito mais interessante em álbuns online como o Picasa, Panoramio e Flickr. Além de possibilitar visualizar-las no Google Earth e Google Maps.

Funcionamento:

Posicionando imagens
Para realizar o posicionamento das fotos é necessário que no momento que sejam batidas tenha um GPS coletando os dados, de preferência deve verificar se o horário do GPS está sincronizado com o horário da máquina digital, para que fotos fiquem posicionadas o melhor possível. Caso o horário da maquina não esteja sincronizado com o horário do GPS, o software permite corrigir essa diferença.
Para realizar o posicionamento das imagens, o usuário deve primeiro selecionar as imagens que e selecionar o arquivo de tracklog que foi coletado com o GPS. Caso o usuário saiba que o horário da maquina digital e do GPS não estavam sincronizados, ele pode mandar o software corrigir o horário das fotos para que o posicionamento fique correto.
Como o GPS coleta os dados de posição em média a cada 30 segundos , é pouco provável que as fotos sejam tiradas no mesmo instante, por isso o software permite ao usuário definir a maior diferença de tempo aceitável entre as coletas de dados do GPS e o horário que as fotos foram batidas, o valor padrão é 45 segundos, o que deve funcionar para a maioria das imagens.

Removendo dados de posição:
Para remover os dados de posição das fotos é necessário selecionar as imagens e clicar na opção de “Remover dados de Posição”.

Exibição dos dados EXIF e IPTC de uma Imagem
A partir da versão 3.0 do software é possível ver todas as informações EXIF e IPTC de uma imagem, para isso o usuário deve selecionar a imagem na lista de imagens abertas, na área à esquerda do software será exibida a miniatura da imagem, clicando no botão abaixo “Exibir Foto” será aberta uma tela que mostra a imagem e todas as tags EXIF e IPTC. Atualmente o software apenas exibe essas informações, mas no futuro será implementada a edição desses campos.

Funcionalidades:
– Permite adicionar informações de latitude, longitude e altitude em arquivos de imagens jpeg, png e tiff – Desde a versão 1.0
– Permite remover as informações de latitude, longitude e altitude em arquivos de imagens jpeg, png e tiff – Desde a versão 1.0
– permite correção do horário que a foto foi realizada para melhorar a sincronia entre as informações do tracklog do GPS e as imagens – Desde a versão: 1.0.2
– permite adicionar fotos individualmente, ou selecionar todas as imagens de um diretório e seus subdiretórios – Desde a versão 1.0
– permite a visualização da fotos – Desde a versão 1.0.2
– Permite visualizar todos os dados EXIF e IPTC de uma imagem – Desde a versão 3.0
– Adicionada a tradução para Inglês – Desde a versão 2.1
– Verificação de atualizações – Desde a versão: 2.1
– Manipulação de arquivos txt do software Trackmaker salvos utilizando coordenadas no formato, graus, graus e minutos ou graus, minutos e segundos
– Desde a versão: 2.1
– Lê arquivos no formato gpx. – Desde a versão: 2.3

Informações:
– Para informar bugs, criticas, pedidos de melhorias ou elogios acesse o fórum do software nesse endereço: http://sourceforge.net/projects/gps2jpeg/support
– Corrigido o bug que não permitia a alteração de fuso horário após a leitura do arquivo de tracklog.

Download:
Versão Windows
Download – Release: 21/09/2011

Versão Linux e Mac
Na versão do linux é necessário ter instalado as bibliotecas do Qt4 e as lib do exiv2
Download – A versão para Linux está desatualizada, é necessário compilar dos arquivos fonte.

Compilação no Linux
Para instalar o programa no Linux é necessário ter instalado as bibliotecas do Qt 4.5 ou superior, e a biblioteca exiv2 na versão 0.20 ou superior.
O Qt está disponível nos repositórios oficiais das distribuições.

A biblioteca exiv2 para Linux pode ser encontrada nos repositórios oficiais de algumas distribuições, nos repositórios do OpenSuse e do Fedora eu já confirmei que tem, se não for encontrada nos repositórios os fontes podem ser baixados no site www.exiv2.org, neste caso é necessário compilar a biblioteca.

Após descompactar o conteúdo do arquivo gps2jpegLinux.tar.gz. É necessário entrar no diretório que foi criado e executar os seguintes comandos:
$ qmake-qt4 gps2jpeg.pro (Fedora) ou
$ qmake gps2jpeg.pro (OpenSuse)

# Em alguns sistemas Linux o comando qmake pode chamar a versão antiga do software e com isso dar erro na geração do Makefile
# No OpenSuse 11.0 foi necessário compilar a biblioteca exiv2 do site, pois a versão disponibilizada no repositório era uma versão antiga.

$ make
Irá compilar os arquivos fonte do projeto.
Após executar o comando:
$ make install

Esse comando irá compilar o arquivo executável do programa para a pasta /usr/local/gps2jpeg
Após para executar o programa é necessário ir na pasta /usr/local/gps2jpeg e executar o programa com o comando

$ ./gps2jpeg

Telas do gps2jpeg
Tela Principal gps2jpeg

Tela Principal gps2jpeg

Exibindo Dados EXIF e IPTC no gps2jpeg

Exibindo Dados EXIF e IPTC no gps2jpeg

Tela Pricipal Exibindo Miniatura

Tela gps2jpeg

 

Versão 3.2 – 23/12/2010
* Novas Funcionalidades
– Foi adotada a nova versão da biblioteca exiv2 para manipulação de dados EXIF, agora está sendo utilizada a versão 0.21

Versão 3.1
* Novas Funcionalidades
– Exibição de metadados no padrão XMP.

* Bugs Corrigidos
– Erro na compilação da biblioteca exiv2 utilizada na versão 3.0
– Erro na exibição do nome do arquivo quando as fotos eram adicionadas individualmente.

Versão 3.0 – 24/09/2010
* Novas Funcionalidades
– Adicionado a importação de arquivos usando threads.
– Adicionada a Remoção de tags EXIF usando threads.
– Adicionado o georeferenciamento das imagens usando threads.
– Implementado o salvamento das configurações de fuso horário, horário de verão e tolerância de tempo nas configurações do sistema.
– Adotada a versão 0.20 da biblioteca exiv2, utilizada na manipulação de dados EXIF.
– Adicionada a exibição de todas as tag EXIF e IPTC da imagem selecionada.
– Implementada a alteração da tag Exif.Image.Software para identificar que o gps2jpeg foi o responsável pela alteração dos dados exif da imagem
– Adicionado o zoom in e zoom out na imagem

Versão 2.3 – 17/02/2010
* Novas Funcionalidades:
– Inserido uma figura na tela principal para solicitação de doações via Paypal
– No menu ajuda foi colocado uma opção para visitar o site do desenvolvedor, site do projeto, solicitar melhorias, informar defeitos e fazer doação para o desenvolvedor.
– Manipula tag EXIF, IPTC e XMP em arquivos no formatos png e tiff.
– Foi adotada a nova versão da biblioteca exiv2 para manipulação de dados EXIF, agora está sendo utilizada a versão 0.19
– Foi adicionada a funcionalidade de leitura de arquivos do formato gpx.

* Bugs Corrigidos:
– A altitude que estava sendo definida nas fotos estavam sendo trocadas, valores acima do nível do mar estavam sendo definidos abaixo.
– A remoção de dados exif não estava removendo a tag Exif.GPSInfo.AltitudeRef
– Na versão para windows foi adicionado a Dll libgcc_s_dw2-1.dll pois em sistemas que ela não está presente o software não executa.
– O botão de seleção de linguagem estava ficando desmarcado caso fosse selecionado a mesma linguagem duas vezes.

Versão 2.2 – 29/01/2010
* Bugs Consertados:
– A função de remoção de dados exiv não estáva removendo os dados de longitude, latitude e altitude na primeira execução.

Versão 2.1 – 04/01/2010
* Bugs Consertados:
– O programa fechava quando mandava abrir um arquivo do TrackMaker no formato txt que não estava com as coordenadas geográficas salvas no formato de graus.

* Novas Funcionalidades:
– Permite a utilização de Múltiplas Linguagens.
– Traduzido para Inglês.
– A opção de adicionar tracklogs sempre abre no último diretório que foi utilizado.
– As opções de adicionar fotos e adicionar diretórios também abrem no último diretório utilizado.
– Adicionada uma opção para visitar o fórum do programa.
– Adicionada a opção de verificar atualizações.

Um comentário