Backup e Restauração das Configurações e Lista de Servidores do Putty

Backup e Restauração das Configurações e Lista de Servidores do Putty

Eu como Sysadmin Linux que usa como estação de trabalho Windows 11, não consigo viver sem o putty para acessar e gerenciar os meus servidores.
Por isso eventualmente eu preciso fazer o backup da lista de servidores que tenho cadastrada no putty, e como tenho uns 100 servidores não posso perder essa lista, pois cadastrar novamente todos os servidores vai ser um processo bem trabalhoso.

Processo de Backup

Para fazer o backup do putty é preciso salvar o registro do sistema que armazena as configurações dele, por isso o backup é feito dessa forma pelo prompt de comando.

Não esquecer de copiar as chaves privadas que são eventualmente utilizadas pelo putty, pois esse processo não faz backup delas. E quando restaurar o backup precisa colocar as chaves no mesmo diretório que estavam para que o putty possa encontrar eles e realizar o login automático no servidor.

Processo de Restauração

O processo de restauração é bem simples é só clicar 2 vezes no arquivo backup_putty.reg e mandar adicionar no registro as informações, assim vai ser restaurado todas as configurações do Putty.

Referências:

Site do Projeto Putty

O que é e como funciona o registro do Windows?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *