Zabbix Server 6.4 com docker-compose

Criação do Zabbix Server usando o docker-compose

Quero compartilhar aqui um projeto em docker compose que fiz para subir um servidor Zabbix Server 6.4 que utiliza um banco de dados Postgres. Também habilitei o https no servidor de frontend do zabbix, já utilizando uma feature que foi colocada pelos mantenedores da imagem. Esse recurso não tem uma documentação falando no site da imagem, o que dificultou um pouco a minha vida.

A seguir alguns detalhes que vou esclarecer melhor para quem for usar esse arquivo.

Para habilitar o https no frontend do Zabbix o recurso que eu falei que foi feito pelos desenvolvedores e que não achei a documentação no site da imagem é bem simples de uar, só precisa mapear como volume as chaves públicas e privadas com os nomes de ssl.key e ssl.crt para o diretório /etc/ssl/apache2/ que ao subir o container e localizar esses arquivos o container do frontend vai automaticamente habilitar no apache o https. uma coisa que não achei para fazer de forma automática é habilitar o redirecionamento automático das conexões de http para o https, caso eu identifique uma forma simples eu volto a atualizar o post.

Eu gosto de sempre criar uma rede separada para cada projeto que estou subindo em Docker, por isso tem essa criação de uma rede 10.200.0.0/24, isso não chega a ser necessário ou obrigatório, mas na minha opinião é bem util.

Vale lembrar que o Zabbix suporta tanto o Apache como o nginx como Servidores Web, e como banco de dados ele suporta MySQL e Postgres como bancos de dados, por isso se voce deseja usar uma versão deferente das versões que eu estou usando, é bem fácil de realizar a toda, apenas selecionando uma imagem diferente.

Alem dos servidores e bancos de dados diferentes que o Zabbix mantem, eles também mantem imagens de sistemas operacionais diferentes, voce pode escolher imagens usando o Oracle Linux, Ubuntu ou Alpine essa escolha fica a critério de cada um que for gerenciar o Servidor Zabbix.

Arquivo docker-compose para o Zabbix Server

Também estou disponibilizando no meu repositório do gitlab esse projeto: https://gitlab.com/publicos-adonai/docker-compose-zabbix-server

Referências

Site do Zabbix que mostra a lista de imagem Docker: https://www.zabbix.com/container_images

Docker imagem do Servidor Zabbix com Postgresl: https://hub.docker.com/r/zabbix/zabbix-server-pgsql

Imagem Docker do Zabbix Frontend com Apache e Postgresl: https://hub.docker.com/r/zabbix/zabbix-web-apache-pgsql

Banco de Dados Postgresl: https://hub.docker.com/_/postgres

Projeto do Zabbix que contêm vários Docker compose muito mais completos que o meu para usuários mais experientes: https://github.com/zabbix/zabbix-docker

Para visualizar mais conteúdo do meu site sobre Zabbix: https://www.adonai.eti.br/category/zabbix

Mais conteúdo sobre Docker: https://www.adonai.eti.br/category/docker

2 comentários

  • Rubens

    Olá Adonai!

    Muito obrigado pelo seu post aqui, me ajudou muito!

    Estou tentando subir o mesmo docker-compose que o seu, mas o meu zabbix-server está dando este problema: “cannot use database “zabbix”: its “users” table is empty (is this the Zabbix proxy database?)”

    Sabe o que pode ser?

    A única diferença é que estou usando o MySQL para banco de dados.

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *