Erro de certificado invalido no GIT

Frequentemente tenho tido esse problema de certificado invalido nos servidores que eu administro, devido o certificado do meu servidor do gitlab não ser emitido por uma AC raiz aceita pelo meu servidor.

Esse problema ocorre quando tento, fazer um clone, pull ou push, sempre que for conectar no servidor vai dar o problema e não vai ser possível fazer a ação. Abaixo tem o exemplo do problema que ocorreu comigo:

Temos duas opções de solução para esse problema, a primeira delas é instalar a cadeia de certificados da AC Raiz e da AC intermediaria no servidor. Eu utilizo esse método para resolver o problema do GIT de uma forma definitiva e evitar que outras aplicações tenham problema quando conectarem em servidores que usam certificados emitidos pelas mesmas AC.

Essa é uma solução mais trabalhosa, por isso não vou abordar ela nesse post, de repente no futuro faço uma postagem mostrando essa solução. Agora eu vou abordar o a solução com a exportação da variável de ambiente “GIT_SSL_NO_VERIFY”, é so mandar exportar essa variavel que o git não vai fazer a checagem do certificado e não vai mais parar por causa desse problema.

Para não precisar ficar exportando manualmente essa variável toda vez que for utilizar o git, para quem usa o Debian é só criar um arquivo no diretório /etc/profile.d/git.sh que colocar esse export. Toda vez que se logar no servidor essa variável vai ser exportada durante o login

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *