Redimensionando partições com LVM

Esse é um tutorial que irei mostrar alguns comandos que preciso utilizar no dia-a-dia para manipular partições LVM de servidores, hoje por exemplo estou com um servidor que possui 8 partições, e em dua delas esta faltando espaço.
Como o servidor está no VMware eu posso aumentar o tamanho do disco evitando criar e adicionar mais um disco para poder aumentar o VG, esse método não é muito usual de ser feito, eu prefiro fazer dessa forma para manter apenas um phisical volume (PV) no servidor, sempre tenha cuidado ao realizar esse procedimento, pois a perca de dados sempre é possível, eu costumo fazer um snapshot do servidor, antes de fazer qualquer coisa.

Para aqueles que ainda não entendem muito bem a estrutura do LVM a imagem abaixo ajuda nesse entendimento.

LVM

Abaixo tem a atual situação das partições do servidor:

1) O primeiro passo é desligar o servidor e redimensionar o disco no VMWare, eu aumentei o disco para 55 GB, agora tem quase 20 GB sobrando.

2) Após reiniciar o servidor é necessário acessar o fdisk e aumentar a partição que é LVM, vale lembrar que esse método que estou explicando só funciona se a partição que for LVM ser a ultima do disco, se tiver outra partição não será possível estender a partição.

3) No trecho do terminal a seguir mostro o procedimento de exclusão e recriação da partição LVM que estarei aumentando

4) Agora vou executar o comando que vai identificar que o disco esta maior, é o comando pvresize.

5) Após esse processo VG já tem espaço disponível

6) Agora vou aumentar a partição /dev/mapper/VG1-LVopt para o tamanho de 10 GB

7) Reslizando o mesmo procedimento para aumentar a partição /dev/mapper/VG1-LVusr

8) Situação das partições após o redimensionamento, agora deixei espaço sobrando no VG para ir aumentando as partições conforme for necessário.

Vale lembrar que sempre é recomendável fazer um snapshot do servidor caso esse procedimento de errado. A forma mais usual de resolver esse problema seria adicionar mais um disco no servidor criar um novo PV e adicionar esse PV no VG existente, assim ele teria mais espaço para ser utilizado.

Referencias:
https://en.wikipedia.org/wiki/Logical_Volume_Manager_(Linux)
https://wiki.ubuntu.com/Lvm
https://wiki.debian.org/LVM

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *