Patch Panel

Como tenho visto muitas provas de concursos que falam no patch panel e para variar eu nem faço idéia do que é, decidi escrever esse pequeno post para pesquisar e abordar o assunto, para evitar que eu volte a errar estas questões, meu post é baseado neste artigo.

O patch panel é um equipamento muito usado no armário de telecomunicações, ele tambem é chamado de painel de conexões. Esse equipamento fica entre as tomadas de parede e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuas são numerados e instalados em portas correesponendes no patch panel e as portas utilizadas são então ligadas aos switches.

As principais vantagens que a utilização do patch panel apresenta são: melhoram a organização dos cabos; permite que você utilize um número muito maior de pontos de rede do que portas nos switches, com isso é possível cabear todo um escritório e ir adicionando os switches conforme os pontos de rede forem sendo ocupados; também facilita para desativar um ponto ou ligá-lo a outro segmento da rede.

Como os patch panel são apenas suportes, sem componente eletrônicos, eles são relativamente baratos. Normalmente são instalados em racks, junto com os switches e outros equipamentos. Os switches são ligados às portas do patch panel usando cabos de rede curtos, chamados  “patch cords” (cabos de conexão). Os patch cords são muitas vezes feitos com cabos stranded (os cabos de par trançado com várias fibras) de forma a serem mais flexíveis.

As figuras a seguir exibem um patch panel, e o patch panel com os cabos já ligados.

Esse é o patch panel sem os cabos conectados

Patch panel já instalado no rack e com os cabos conectados

 

Provas de Concursos

TRT 14 – 2011

30) Componentes do cabeamento estruturado, concentrador de cabos e sistema passivo que contém somente conectores. Trata-se de

a) router

b) hub

c) switch

d) backbone

e) patch panel

Gabarito: E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *