XI Caminhada da Paz – Imaruí até Urubici/SC

No dia 30/10 até o dia 2/11/2009 aconteceu a XI Caminhada da Paz saindo de Imaruí/SC e terminando em Urubici/SC, foram 4 dias de caminhada percorrendo cerca de 120 km por estradas de terra.
Eu fui numa das vans que saíram de Porto Alegre, ao total foram 38 gaúchos de várias cidades do estado, inclusive de regiões mais distantes como Santa Maria e Uruguaiana.
A nossa viagem foi bem desgastante, pois saímos de Porto Alegre as 19 hs e chegamos em Imaruí as 3 hs da manhã e a caminhada tava marcada para começar as 8 hs então não tivemos muito tempo para descansar.
O caminho percorrido pela Caminhada da Paz é muito bonito, com muitos rios, cachoeiras e belas paisagens, o ponto fraco da caminhada é que as estradas de terra que percorremos também são as estradas utilizadas pelos carros e caminhões, por isso muitas vezes eramos cobertos de poeira por algum caminhão que estava passando, eu inclusive no último dia já estava com a garganta irritada de tanto pó que eu já tinha respirado.
A minha critica fica com relação a alimentação que nos foi oferecida e a estrutura dos locais que ficamos. Durante a viagem eu já tinha visto o pessoal comentar que no ano anterior os que chegavam por último ficavam muitas vezes sem comida, e nesse ano foi pior, eles estavam oferecendo como alimentação sopa, imagina o cara caminhar num dia 34 km, embaixo de uns sol escaldante, sendo oferecido como almoço risoto, pão e queijo e na janta uma sopinha de legumes, resumindo nesse dia eu acabei comendo apenas um pão com queijo no almoço, pois não curto galinha e na janta não comi nada e para piorar as coisas não tinha nada na cidade para comer, resumindo fui dormir com fome e muito irritado.
Eu espero que para o próximo ano alguém explique para o pessoal da organização que para pessoas que estão fazendo atividade física o alimento mais necessário para recuperação do corpo são os carboidratos, por isso eles são a base da piramide alimentar, inclusive abaixo está a piramide alimentar para não restar dúvidas.

Pirâmide Alimentar

A minha outra critica foi com relação a organização, nós chegamos na última cidade e o ginásio que íamos dormir estava todo empoeirado, sendo que nós mesmos tivemos que dar uma limpada para por os sacos de dormir, e o pior de tudo foi os banheiros que ficaram sem água para o banho, e estavam imundos, teria que ter gente limpando e organizando as coisas, imagina um grupo de 160 caminhantes homens e mulheres todos tendo que tomar banho em banheiros com apenas 2 chuveiros.

Abaixo estou colocando o meu Álbum de fotos da caminhada, que está no Picasa, o caminho percorrido não poderei colocar pois perdi os dados do meu GPS e fiquei apenas com o que foi percorrido no último dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *