Review do Notebook LG A520-U.BE44P1(5400)

Como o meu notebook da Dell já está muito velho e sem a bateria, decidi comprar um notebook novo, pesquisei bastante até achar um que me oferecesse bom custo e benefício.
Eu procurava algum notebook que de preferência tivesse leitor de Blu-ray pois vai ser a tendência dos próximos anos, processador Intel i5 ou i7, que tivesse tela de 15″ de LED pois pela informações que tinha esse tipo de tela gasta menos e tem uma melhor qualidade de imagem e principalmente um HD grande.
Pesquisei os notebooks de vários fabricantes principalmente Dell, Sony, HP e LG. Como eu já tinha um Dell dei preferência para eles mas os modelos da Dell que têm bom espaço de HD, tela de LED, processador Intel i5 e Blu-ray tem preço inicial acima de 3 mil reais e como eu não estava a fim de gastar tanto num notebook fui pesquisar outros modelos.
Após pesquisar bastante descobri o modelo A520 – 5400 da LG que é um dos lançamentos dessa marca, os recursos disponíveis no notebook eram perfeitos para o meu uso: tem tela 15,6 de LED, HD de 750 GB, processador Intel i5 – 2410M (2,30GHz, 3MB cache) o leitor de Blu-ray e além desses recursos que eu procurava esse notebook conta com uma placa de video dedicada modelo NVIDIA GeForce GT540M (2GB de memória dedicada) sendo que esse recurso geralmente não estava disponível nos outros modelos pois aumenta o valor do note em uns 300 reais e vem outro recurso bem legal que eu nunca tinha usado que é o leitor de impressões digitais que estou achando muito útil.

Softwares Instalados
O notebook vem com poucos softwares pré-instalados, vem com um pacote de jogos infantis que além de serem bem básico e na minha rápida análise achei sem graça e ainda por cima eles estão em Inglês, na minha opinião não deviam colocar esses jogos, eu já desinstalei do computador.
Tem vários softwares da LG para controlar as funções de alguns botões especiais, tipo: exibir na tela quando manda desabilitar a rede wireless, altera o volume ou o brilho da tela, também vem um software para atualizar os drives e os programas da LG que vêm instalados, esse software não funciona muito bem, em alguns momentos quando ele faz os downloads não exibe que o download está sendo feito, e algumas vezes travou quando eu mandei fechar ou cancelar, por isso ele não me agradou, mas no final das contas eu consegui atualizar todos os programas usando ele, verifiquei que esse programa pega versões mais atualizadas dos drives que aquelas que estão disponíveis no site da LG, por isso não adianta ir no site e baixar.
O LG Smart Recovery é um software para fazer uma imagem do sistema, é a ferramenta mais útil que eles disponibilizam, após eu fazer a atualização de todos os componentes do windows e os drives do sistema realizei um backup e caso eu tenha problema posso mandar recuperar o backup e o sistema volta a fica como veio de fábrica. Na primeira vez que o computador é inicializado já é feito um backup que fica numa partição segura e com isso não tem perigo do usuário perder a sua instalação do windows.
O LG Smart Care é um software que agrupa as configurações do sistema, na prática ele não faz nada apenas agrupa funcionalidades do Windows e mostra tudo num local, é interessante pois facilita para o usuário localizar inúmeras ferramentas que estão espalhadas pelo Windows, para o usuário menos experiente é bom manter, mas para quem conhece eu acho que não vale a pena desperdiçar esse espaço em disco.
Também tem o LG Media FUNtasia é um software para gerenciamento de mídia que não vale a pena ser utilizado, pois existe softwares melhores para essa funcionalidade, esses são alguns dos softwares que vem instalados os outros não são tão importantes então não vou falar sobre eles.

Touchpad
O Touchpad na minha opinião é bem pequeno, mas não chegar ser menor que os dos outros notebooks, mas eles deveriam aproveitar melhor o espaço disponível e aumentar o tamanho do touchpad, os botões do touchpad também são muito pequenos e por isso demora um certo tempo para se acostumar com eles, mas agora que já estou usando o notebook a algum dias já me acostumei com eles.
O touchpad tem suporte a gestos, eu ainda não aprendi a usar todas as funções, mas é bem útil. Recomendo ler no manual as funcionalidades oferecidas, pois são várias. Eu demorei para aprender a usar as funcionalidades do software do touchpad, mas agora que estou aprendendo e que configurei corretamente as funcionalidades do software do touchpad o meu uso está bem mais eficiente.

Teclado
Como tudo que é novo e desconhecido o teclado não me agradou no inicio, pois as teclas foram alteradas em relação ao meu notebook da Dell, a principal alteração foi a tecla do “/” e “?” esses dois símbolos foram adicionados nas teclas “Q” e “W” e para ter acesso a esses símbolos é necessário clicar na tecla “Alt Gr” + “Q” = “/” ou “Alt Gr” + “W” = ? no inicio eu não gostei mas já estou me acostumando.
Acho que o maior problema do teclado é o tamanho pequeno das teclas de setas que são muito utilizadas e devido o tamanho pequeno são desconfortáveis para o uso.
As funções especiais que se encontram junto com as teclas F são bem úteis, pois permite desligar o wireless, desativar o touchpad quando se esta usando um mouse, controlar a velocidade da ventoinha além de outras atividades.
Na minha opinião o teclado e bem agradável de ser utilizado durante a digitação, uma coisa que podia ser melhorada é o fato do teclado como um todo não ser muito firme se você aperta o teclado todo se meche dando uma sensação de fragilidade o que não necessariamente pode se confirmar, isso só com o tempo para se verificar.

Webcam e Microfone
Testei a webcam e o microfone utilizando o Skype e a qualidade do microfone e da webcam me surpreenderam, com relação a webcam não chega a ser tão surpreendente, pois na atualidade o modelo de webcam de 1,3 Mp é o padrão dos notebooks por isso não deve diferenciar muito dos outros notebooks do mercado, mas os microfones estéreos são um show a parte, principalmente comparando com o do meu notebook da Dell, o som é muito limpo e alto, não é necessário ficar gritando na frente do computador para que ele capte o som, só precisa falar normalmente. Inclusive testei o skype em ligações para telefone fixo e a qualidade da ligação ficou perfeita, tanto para a pessoa que estava me ouvindo quando para mim, e isso que a minha conexão ADSL é de 1 Mbits.

Tela de 15,6″ de LED
A qualidade da imagem da tela de LED realmente é surpreendente, as imagens ficam muito claras e bonitas, os menores detalhes entre as tonalidades podem ser percebidas, e sem contar que consome menos energia e permite uma maior autonomia da bateria.

Drive de Blu-ray
Eu não cheguei a testar o drive com discos Blu-ray, mas realizei o teste com um DVD normal, testei copiar o conteúdo de um DVD de 2,91 GB para o HD, durante o processo de copia que levou 10 minutos o drive praticamente não fez barulho, embora durante a instalação de um outro programa o drive tenha sido um pouco mais barulhento, mas isso provavelmente se deve a problemas no disco que está desbalanceado e faz com que o drive vibre.

Duração da Bateria
No teste que realizei a bateria durou 4 horas, durante o teste usei a tela no menor brilho possível, mas não desliguei os programas de segundo plano o que certamente ajudou a diminuir a duração da bateria, por isso eu acho que é possível conseguir usar o notebook até por mais de 4 horas, em situações que não exija muito processamento.

Utilização
Eu deixei o notebook ligado por 36 horas, durante o download das atualizações do windows e das aplicações que vem instaladas nele, mesmo assim ele permaneceu sempre gelado, nenhuma parte do notebook aqueceu.
O cooler e o HD são bem silenciosos, nem é possível perceber que o computador está ligado, creio que nesses requisitos ninguém vai poder reclamar.

O que Falta?
Dos recursos desse Notebook, eu creio que o recurso que faz falta é o E-Sata que em breve deve se tornar popular e vai comprometer as funcionalidades desse notebook pela falta desse recurso.

Avaliação Final
Até o presente momento posso elogiar o desempenho do notebook, o processador é muito rápido, e não tenho notado problemas de desempenho, mas com relação aos 4 GB de memória RAM e estou sentindo que em breve serão insuficientes pois pretendo usar máquinas virtuais e dos 4 GB, apenas 1 GB tem ficado disponível, com relação ao teclado eu acho que deveria ser mais firme.
Hoje notei um problema na carcaça da tampa do notebook, devido ela ser de metal, me parece que ela está com uma pequena fuga de energia e quando a gente toca nela, sente isso, precisa de bastante atenção e realizar vários testes para perceber, mas creio que seja um problema, pois fuga de energia nunca é uma coisa boa, o que prova uma falha de isolamento no computador.

5 comentários

  • Jorge

    estou procurando a um tempao a carcaça do lg a520, poderia me indicar?

  • Jorge

    estou a um tempão procurando a carcaça base do A520 LG e nao acho. sabeira me indicar um lugar ?

     

  • Tai

    Rapaz, qual a combinação de teclas que ativa o wifi neste notebook? Estou com um parecido aqui e não consigo ativar.

  • Katherine Gonçalves

    Esse aparelho é uma bosta… tem record de reclamação… por superaquecimento e cooler fazendo barulho irritante (Cooler liga e desliga repetidamente enquanto o aparelho estiver ligado.) Péssimo.

    • Realmente ele sofre com superaquecimento, creio que pelo fato de ter uma placa de vídeo dedicada, mas levando em consideração que eu comprei esse notebook em outubro de 2011 e já estou usando ele a mais de 3 anos, mesmo assim eu recomendaria a compra dele.
      Mesmo ele sendo um notebook já velho, poucos possuem recursos melhores que ele por um preço baixo.
      Cogitei comprar um notebook novo e para comprar um com mais recursos que esse eu precisaria gastar mais de 3 mil reais, por isso vou seguir usando ele até que ele se entregue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *